Muitas pessoas não estão cientes que a cera não é apenas um acúmulo de sujeira dentro de nossos ouvidos. Por uma questão de saúde ela é produzida pelo corpo para impedir que as bactérias e sujeira entrem através do canal auditivo.
Consequentemente, este líquido pegajoso ajuda a manter os ouvidos saudáveis. A cor da cera pode revelar algo sobre a saúde. Aqui estão as diferentes cores de cera e o que dizer sobre a sua saúde:
Amarelo, úmido e pegajoso
Este tipo de cera é comum e normal entre os adultos. A qualidade úmida e pegajosa ajuda a prevenir o canal auditivo de secura.
Cinza
Cera cinza pode parecer incomum, mas você não precisa se preocupar. Esta cor é geralmente o resultado do procedimento de limpeza natural da orelha. No entanto, se a cera é seca, frágil e você sente coceira pode ser uma indicação de algum problema, assim, aconselha-se a visitar um médico.
Amarelo claro
Esta cor de cera de ouvido é comum em crianças. Os jovens tendem a produzir muito mais cera em comparação aos adultos, mas como eles envelhecem a produção gradualmente desacelera. Este tipo de cera de ouvido também tende a ser mais suave e mais brilhante do que a dos adultos.
Pegajoso e escuro
Se você notou que a sua cera de ouvido é mais escura do que o habitual, significa que o corpo está suando mais do que o normal. No entanto, ainda é um sinal absolutamente saudável.
Seca, escamosa e branca
Este é o tipo saudável e perfeitamente normal de cera de ouvido. Pessoas que têm este tipo de cera de ouvido tendem a ter menos odor no corpo do que aqueles que têm a cera mais escura. Presume-se que este tipo é mais comum entre asiáticos.
Úmida e com corrimento
Quando a cera vaza para fora das orelhas em enormes quantidades, contendo pus ou sangue, é definitivamente um sinal de tímpano perfurado. Neste caso, é aconselhável visitar um médico.
Cera com sangue
Ocasionalmente, o sangue seco aparece na cera. Se você ter notado isso, você deve procurar cuidados médicos urgentes, porque isso pode ser um sinal de tímpano perfurado.