Quem fala o que quer, paga o que não quer. Após um comentário racista contra a cantora Ludmilla no Carnaval de 2016, durante a cobertura da RedeTV!, a socialite Val Marchiori foi condenada pela 3ª Vara Cível do Fórum Regional da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, a pagar uma indenização.
Na ocasião, ela havia disparado contra a artista: “A fantasia está bonita, a maquiagem… agora, o cabelo… Hello! Esse cabelo dela está parecendo um bombril gente!”. Agora, a loira terá que desembolsar nada menos que R$ 10 mil. A sentença foi dada pela juíza Mariana Moreira Tangari Baptista.
Ela destaca que o comentário contou com conteúdo ofensivo e racista. A assessoria de Val, por sua vez, se manifestou dizendo que a cliente se mostrou surpresa com a decisão. “A decisão foi recebida com surpresa, já que não houve de minha parte qualquer comentário racista”, declarou a celebridade.
“Não sou e nunca fui racista e aguardo, serenamente, que a decisão seja revista no recurso que já está sendo preparado pelo meu advogado”, completou ela por meio da sua equipe, destacando o fato de que há liberdade expressão para comentários desse tipo.
Ela disse ainda que não criticou o cabelo, mas sim a peruca usada no dia em questão. “O vídeo do programa está disponível na internet e nele está muito claro que a primeira ré insiste em comparar o cabelo da autora a um bombril”, decretou a juíza, que citou ainda o fato dos apresentadores tentarem impedir a declaração.
Na época, eles afirmaram que se tratava de um aplique e não do cabelo da cantora. Sobre a liberdade de expressão, ela afirma que deve ser exercida com responsabilidade e respeito aos direitos tutelados na constituição, principalmente o da dignidade da pessoa humana.
“O comentário feito por ela não teve nenhum conteúdo jornalístico, informativo e útil para os telespectadores. Na verdade, foi um comentário depreciativo e racista, apto a causar dano moral à autora”, concluiu a magistrada. Val poderá recorrer na decisão.
Fonte: O TV Foco