Angélica, apresentadora da TV Globo, decidiu sair do silêncio e contar para seus fãs que sofre de um mal que acomete também seus amigos. Lucas Lucco e Padre Fábio de Melo, além de outros famosos passam pelo mesmo problema. A loira revelou que sofre de crises de pânico quando entra em aviões e que seu coração dispara com rapidez. Desde que sofreu um acidente aéreo, Angélica não consegue voar mais com tranquilidade.
Uma das situações alarmantes para as crises de pânico é a sensação de estar dirigindo em um tunel e ser tomado por um desespero incontrolável, na expectativa de sair de lá o quanto antes. A ansiedade está fortemente ligada a esse sentimento ruim. Caso não seja tratada, nos casos mais graves, a síndrome de pânico pode matar.
Doenças como essa não escolhem classe social e podem acometer ricos ou pobres. Angélica contou de suas crises no programa Bem-Estar, da Globo. Ela afirmou que faz tratamento para aliviar a tensão e melhorar o seu problema psicológico.
Já o Padre Fábio de Mello contou de seu problema para o Fantásico. O sacerdote abriu seu coração em 2017. Ele chegou a se esconder debaixo da cama com medo.
"Eu tinha sensação de morte, sensação de que alguma coisa de muito ruim estava acontecendo comigo. Eu tinha medo de tudo. Tinha medo das pessoas", desabafou.
O que é a síndrome do pânico?
Essa doença é um dos transtornos relacionados à ansiedade. São ataques de medo e pânico espontâneos, que acontecem de uma hora para outra. Especialistas acreditam que 3% dos brasileiros têm a doença e experimentam esse episódio uma vez ao ano.
Pessoas com síndrome do pânico estão sempre muito preocupados e dormem pouco.
Tem cura?
Da mesma forma que os transtornos de ansiedade relacionados, a síndrome do pânico pode ser tratada. É recomendado fazer psicoterapia, que pode envolver conversas constantes com psicólogos e psiquiatras e, em casos mais graves, a medicação.
Como prevenir?
A prevenção começa com a busca de uma vida menos agitada, com enriquecimento da mente e busca de estabilidade emocional. Não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, uma vez que vivemos num mundo em que a cobrança para o sucesso é constante. Contudo, a saúde mental necessita da ajuda da própria pessoa consigo mesma.