Lua de Sangue: maior eclipse lunar do século poderá ser visto do Brasil

PUBLICIDADE

O fenômeno também conhecido como “lua de sangue” por lua refletir a luz do Sol dispersa na atmosfera terrestre, ocorrerá na próxima sexta-feira e os amantes deste acontecimento natural já estão contando os dias para assistir ao espetáculo deste ano, já que o próximo só acontecerá no inicio do ano que vem. O eclipse terá a duração aproximada de uma hora e quarenta e três minutos, o que fez ganhar o título de “o mais longo do século”.

Nesse eclipse os raios solares se curvam ao passar pela atmosfera terrestre no exato momento em que a Lua está na sombra do nosso planeta. A atmosfera funciona como uma espécie de lente que desvia as luzes vermelha e laranja resultando na cor avermelhada da lua durante o fenômeno.

O motivo da “lua de sangue” ter uma duração maior é o seu trajeto, atravessando a parte mais escura da sombra da Terra, uma região conhecida como Umbra.

Apesar de podermos visualizar o eclipse por quase duas horas, a Lua demorará cerca de 3 horas e 55 minutos para atravessar toda a sombra terrestre. As pessoas que estiverem na próxima sexta-feira na Europa, Austrália e Nova Zelândia terão uma vista privilegiada, já que não será possível assistir ao espetáculo de todos os lugares.

O fenômeno se iniciará às 16h30, quando a lua nascer aqui no Brasil ela já apresentará a cor sua avermelhada. No Brasil o eclipse poderá ser observado a partir das 18h13 no horário de Brasília. Nesse momento a Lua sai da sombra mais escura marcando o início do eclipse parcial, que ocorrerá até as 19h19. Em seguida, começa a fase penumbral, o momento em que a Lua entra em sua sombra mais clara, o espetáculo acaba às 20h29.

Dias depois do eclipse do dia 27, um novo evento chamará a atenção no céu. Marte estará a 57 milhões de quilômetros da Terra, a posição mais próxima do nosso planeta nos últimos 15 anos.

 

Deixe um comentário