Novo golpe do Whatsapp promete internet grátis para instalar vírus no celular

PUBLICIDADE

O Whatsapp é constantemente usado como uma ferramenta nas mãos de cibercriminosos, que tentam constantemente atacar os usuários do aplicativo. Depois do golpe do saque do FGTS, agora a oferta da vez é a 'internet grátis', e isso tem chamado a atenção dos mais leigos, que geralmente, são as maiores vítimas.

O ataque também acontece em outros aplicativos de mensagens, mas devido à popularidade do Whatsapp e número de pessoas que o utiliza, os golpes se espalham rapidamente a milhares de pessoas até que se torne conhecido pelas empresas de segurança. Desta vez, os usuários estão recebendo um link para acesso com a seguinte mensagem: “Obtenha 20GB de Internet no seu smartphone durante 60 dias totalmente grátis para qualquer operadora com este novo Método. Eu já estou navegando de graça”.

Ao clicar no endereço de acesso abaixo desta mensagem, o aplicativo redireciona para um site que oferece a suposta internet grátis. Na página, existem três perguntas para quem acessa: uma sobre a quantidade de dias em que você deseja ter internet grátis; qual o tamanho do pacote de dados que gostaria de receber; e, por último, qual rede deseja utilizar.

Após responder às três perguntas do site, é solicitado que a vítima compartilhe a 'promoção' com no mínimo três amigos e grupos do Whatsapp e, supostamente, em seguida a internet seria liberada. Mas, na verdade, esse é um meio para que você acabe sendo infectado e divulgando o vírus para os seus contatos sem que eles desconfiem do golpe.

Ao ser vítima deste novo ataque, você percebe que não obteve a internet oferecida, e o site exibe mensagens de alerta de supostos problemas no celular, sugerindo instalar um aplicativo de segurança para corrigir o “erro”, é nesse momento que, sem saber, você está instalando um arquivo malicioso.

Esses golpes se tornam comuns pela falta de conhecimento e ingenuidade de algumas pessoas ao acreditarem em uma oferta que parece ser 'imperdível' aos seus olhos. Pesquisadores da empresa de segurança PSafe descobriram esse novo ataque e afirmam que o golpe chegou a atingir cerca de 45 acessos por minuto. A empresa alerta contra esse tipo de ataque, orientando que os usuários desconfiem desses tipos de ofertas muito vantajosas e evitem acessar links desconhecidos seguidos de uma mensagem de texto. Para proteger seus amigos desse e de futuros golpes, não deixe de compartilhar essa matéria.

Deixe um comentário