Quando uma pessoa esta acima do peso, o organismo passa a trabalhar além da normalidade, ou seja, além da sua capacidade. Certamente você esta se perguntando: como assim? Simples, o estômago sofre durante a digestão pela quantidade de alimentos "excessivo" que se consome. Os rins também passam a trabalhar além do normal, consecutivamente o intestino, o metabolismo, e por fim o fígado.
Talvez esse assunto pode não despertar sua atenção, mas a obesidade é uma doença e grave. Uma vez obeso, o organismo é submetido a duras cargas de trabalho. Como se ele fosse forçado a trabalhar além da sua capacidade, colocando assim os órgãos em sobrecarga e quando ocorre essa sobrecarga, outras doenças são desencadeadas justamente por causa desse problema chamado obesidade.
O excesso de alimentos também provoca outros distúrbios, como o acumulo de toxinas e resíduos. Ao longo do tempo, essas toxinas vão comprometendo a digestão, bem como o desempenho dos rins e do metabolismo. Resumidamente, o problema merece atenção porque não se trata somente de estética, mas de saúde.
A obesidade é considerada uma doença silenciosa, pois em todo o mundo milhares de pessoas são afetas desse problema. E na maioria dos casos acabam trazendo outras doenças mais sérias ainda, que é o caso da depressão, da ansiedade, da bipolaridade e outros distúrbios os quais todos, em algum ambito estao interligados indiretamente ou diretamente a obesidade.
Por essa razao que perder peso nao é uma questao estética ou de beleza, mas sim de saude. Pessoas magras possuem mais disposiçao e estudos demonstraram que elas tendem a viver muito melhor que os obesos.
Abaixo o leitos vai encontrar 10 sugestões de mudança de hábitos para sair do comodismo e vencer essa luta contra o excesso de peso, e vale lembrar o seguinte: ninguém vai emagrecer de hoje para amanha, mas aplicando essas mudanças, dentro de um ou dois meses, no final o percurso de emagrecimento vai ser como um jogo, no qual a pessoa que se aventurar so tem a ganhar.
10 mudanças saudáveis
- Na primeira semana, substitua os refrigerantes, sucos e bebidas alcoolizadas por água aromatizadas, chás e infusões a base de ervas e frutas.
- Na segunda semana, elimine os doces, balas, chocolates, guloseimas e tudo que for rico em açúcar, principalmente o açúcar branco. Quando a vontade por doces apertar, coma 1 fruta.
- Na terceira semana, elimine as frituras, tudo que for industrializado, tudo que for rico em corantes, e principalmente alimentos gordurosos como salame, provolone e outros. De preferência a carnes brancas e grelhadas, se comer carne vermelha que seja magra.
- Na quarta semana, comece a fazer caminhadas. Nos primeiros dias 20 minutos, ou seja, 10 minutos de ida e 10 minutos de volta. A partir do terceiro dia intensifique, e passe a caminhar 30 minutos, e assim consecutivamente dia após dia, aumentando sempre 10 minutos até atingir 1h por dia.
- Na quinta semana, comece a reduzir a quantidade de carboidratos consumidos diariamente. No lugar de carboidratos aumente o consumo de proteínas apostados nas carnes magras, vegetais e grãos.
- Na sexta semana, elimine o açúcar branco e a farinha branca da sua vida e no lugar use farinha integral e mel orgânico. O mel controla a compulsão por doces é um produto natural que não causa danos a saúde.
- Na sétima semana, passe a não comer carboidratos depois das 17h da tarde e se possível 1 x por semana faça jejum de 10 horas seguidas. O jejum faz muito bem para a saúde, procure ler os benefícios do jejum intermitente.
- Na oitava semana, inclua um suco detox todas as manhas em jejum, de preferência ao detox feito de hortaliças verdes, pois elas aceleram o metabolismo. Varie as receitas, o importante é iniciar o dia com 1 copo de suco detox.
- Na nona semana, passe a consumir obrigatoriamente de 2 a 3 litros de água de canela, maça e cravo ou de gengibre, limão e chia. Qualquer uma dessas duas receitas vai ajudar a limpar o organismo e potencializar a queima da gordura acumulada e localizada.
- Na décima e ultima semana, você pode começar a comer gelatina diet. Pode cozinha maça com canela e adoçar com mel e assim saciar seu desejo por doces.
Pode se observar que as mudanças aconteceram gradativamente, não houve uma batalha travada com a balança. Pelo contrário, a aceitação foi o mais natural possível. Porém, no final dessas 10 mudanças, ao subir na balança, no mínimo 8kg ficaram para trás e agora o que fazer?
Continuar nessa estrada saudável, seguir esse estilo de vida, controlando a alimentação, treinando, fazendo zumba, consumindo alimentos naturais, frutas, verduras, proteínas e evitando os carboidratos. Mantendo esse plano por 1 ano, a vida vai mudar e vai ser pra melhor!
O segredo é não radicalizar e nem exagerar apostando nessas dietas malucas que circulam por ai. Faça as mudanças gradualmente, assim o choque será menor, o cérebro terá mais tempo para assimilar e os resultados serão positivos e duradouros
E um conselho: aposte nos sucos detox em jejum, eles despertam o metabolismo e o estimulam a queimar as gordurinhas acumuladas.