A tradicional pesquisa realizada pela Datafolha para saber as intenções de votos dos eleitores brasileiros nas eleições presidenciais foi divulgada nesta quarta-feira (22), e trouxe consigo uma inovação. A pesquisa foi baseada em dois cenários, sendo eles: Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e no segundo cenário com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, atualmente registrado como vice-presidente na chapa de Lula.
Os cenários se basearam nas duas formas que os eleitores podem encontrar nas urnas de votação oficial, isto porque a presença ou não de Lula ainda é incerta. O ex-presidente se encontra preso em uma cela da polícia Federal em Curitiba, porém, o Partido dos Trabalhadores (PT), registrou Lula como candidato a Presidência da República.
As regras adotadas na pesquisa da Datafolha foram da seguinte maneira; Margem de erro: dois pontos percentuais para mais ou para menos; Quem foi ouvido: 8.433 eleitores em 313 municípios; Quando a pesquisa foi feita: de 20 e 21 de agosto; Registro no TSE: protocolo n.º BR 04023/2018; 0% significa que o candidato não atingiu 1%; traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado. Tais regras levaram a Pesquisa a ser baseada em um nível de confiança de 95%, isto quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados representarem o momento atual eleitoral brasileiro, considerando a margem de erro.
Primeiro Cenário (Incluindo Lula):
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 39%
- Jair Bolsonaro (PSL): 19%
- Marina Silva (Rede): 8%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 6%
- Ciro Gomes (PDT): 5%
- Alvaro Dias (Podemos): 3%
- João Amoêdo (Novo): 2%
- Henrique Meirelles (MDB): 1%
- Guilherme Boulos (PSOL): 1%
- Cabo Daciolo (Patriota): 1%
- Vera (PSTU): 1%
- João Goulart Filho (PPL): 0%
- Eymael (DC): 0%
- Branco/nulos/nenhum: 11%
- Não sabe: 3%
Segundo Cenário (Excluindo Lula):
- Jair Bolsonaro (PSL): 22%
- Marina Silva (Rede): 16%
- Ciro Gomes (PDT): 10%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
- Alvaro Dias (Podemos): 4%
- Fernando Haddad (PT): 4%
- João Amoêdo (Novo): 2%
- Henrique Meirelles (MDB): 2%
- Vera (PSTU): 1%
- Cabo Daciolo (Patriota): 1%
- Guilherme Boulos (PSOL): 1%
- João Goulart Filho (PPL): 1%
- Eymael (DC): 0%
- Branco/nulos/nenhum: 22%
- Não sabe: 6%
Vale destacar que no segundo cenário o somatório dos nulos, brancos, nenhum e indecisos superar o percentual de todos os candidatos. A pesquisa foi encomendada pelo jornal “Folha de São Paulo” e pela TV Globo. Este é o primeiro levantamento do Datafolha após o registro oficial dos candidatos na Justiça Eleitoral.