Quando as crianças ainda são pequenas, sempre ouvem de seus pais que é feio mostrarem a língua, só que nesse artigo aqui você vai aprender que em certa ocasião é bom pedir ao seu filho que coloque a língua para fora. A língua é uma excelente aliada para nos ajudar a descobrir como está a saúde da criança, pois sua cor e textura dizem muito a esse respeito.
Quando na fase dos bebês, muitas crianças passam por um período em que sua língua aparecia esbranquiçada. Às vezes trata-se apenas de fungos, e com a forma correta de limpar a língua do bebê, o fungo desaparece. Quando a criança está com uma boa saúde a língua tem que estar rosada, úmida e lisa, caso contrário pode indicar algum tipo de doença.
Língua esbranquiçada: Pode ser causada por falta de higiene dental. Ensine a criança a forma correta de escovar os dentes e como ter uma boa higiene bucal, mas também pode ser outros problemas como amidalite, faringite ou desidratação.
Pontos brancos: Ocorre quando a criança está com candidíase na boca, doença comum entre os adultos e as crianças.
Língua rachada: Quando a língua apresenta rachaduras pode indicar diabetes, estresse ou alergia a algum alimento. Língua muito vermelha: pode indicar deficiência de algumas vitaminas, especialmente ácido fólico e vitamina B12.
Língua geográfica: trata-se da língua cheia de manchas e de cor irregular se parecendo com um mapa e pode indicar deficiência de vitamina B, mas pode indicar também estresse, alergia ou alterações hormonais.
Língua com chagas: são as aftas que acabam incomodando a criança e atrapalhando sua alimentação. Pode ser causada por mordida acidental ou deficiência de vitamina B12, infecção viral ou carência de ferro. É essencial procurar um médico a qualquer sinal estranho que você notar.