No ano de 2019, o Palmeiras deve receber mais alguns reforços para o prosseguimento do trabalho do técnico Felipão, entretanto alguns atletas devem perder mais espaços na titularidade da equipe e podem acabar sendo negociados pela diretoria palmeirense.
O meio-campista Alejandro Guerra veio ao Palmeiras no início de 2017 para refazer uma dupla com o centroavante colombiano Miguel Borja e faturar bons títulos ao Alviverde da capital, porém o mesmo não conseguiu se firmar na titularidade, desde então.
Guerra é um meio-campista tratado como muito talentoso, porém não vem sendo utilizado no Palmeiras e perdeu muito espaço com o técnico Felipão, com isso surgiram interesses de outros clubes brasileiros.
Um rival do Palmeiras na série A, que anteriormente já tinha sondado o atleta, é o clube carioca Fluminense, que já decretou um certo desejo em ter o jogador.
Com a chegada do meio-campista Zé Rafael ao Palmeiras, no ano de 2019, a diretoria do Verdão deve buscar um novo destino ao meio-campista, e deve ouvir a proposta do Fluminense pelo jogador, o que deve ser um negócio de empréstimo ao clube carioca.
O jogador já foi muito querido pela torcida palmeirense e conseguiu, em algumas partes de sua passagem pelo Verdão, se destacar e, até mesmo, ser titular em algumas partidas.
Guerra não conseguiu engrenar uma boa fase no Palmeiras e acabou parando no banco de reservas, hoje nem ao menos é utilizado, sendo a terceira opção no banco de reservas para a sua posição, tendo Moisés e Lucas Lima à frente na disputa.