Quem acompanha televisão sabe que Silvio Santos ocupa alguns horários de intervalos comerciais no SBT da forma que acha necessário usar. Nesta terça-feira (6), a emissora passou a exibir vinhetas com mensagens ufanistas.
A divulgação das vinhetas gerou bastante repercussão, e Silvio Santos se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter na tarde desta terça. Em uma das vinhetas, são exibidos pontos turísticos do Brasil, como o MASP, em São Paulo; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Elevador Lacerda; em Salvador. No final, o locutor Carlos Roberto, voz oficial do SBT, anuncia: “Brasil, ame-o ou deixe-o“.
A frase se tornou popular durante o regime militar, entre 1964 e 1985. Muitos internautas criticaram a versão 2018 e outros elogiaram a postura de coragem de Silvio Santos. Em outras vinhetas que a emissora tem exibido, a frase final muda: “Eu te amo, meu Brasil“, “Pra frente Brasil” e “Brasil de encantos mil“.
Por decisão de Silvio Santos, o SBT sempre teve uma posição menos crítica em relação ao governo. A emissora foi criada na década de 1980, e Silvio mantinha na programação o “Semana do Presidente”.
À época, o governante do Brasil era o General João Figueiredo, o último presidente militar do país. O programa ficou no ar até meados dos anos 1990. Segundo o site Notícias da TV, a assessoria de imprensa não comenta o assunto por “questões estratégias”, mas uma fonte do site que trabalha no SBT teria informado que a exibição da vinheta foi ordem do próprio Silvio Santos.