Pesquisadores australianos e dinamarqueses em pesquisa realizada descobriram que quando os bebês recém–nascidos possuem algum tipo de deficiência da vitamina D no organismo, sofrem o aumento do risco de desenvolverem esquizofrenia.
O que é esquizofrenia?
Mas o que é esquizofrenia? Trata-se de uma doença de causa exata desconhecida, mas compreendem alguns fatores que podem influenciar tais como genética, ambiente, estrutura e químicas celebrais alteradas.
Umas das características desta doença são: pensamentos ou experiências que aparentemente não tem contato algum com o mundo real, fala ou comportamento desordenado e participação diminuída nas atividades realizadas no cotidiano, além disso, também acontece a dificuldade de concentração e memória.
Segundo os estudos, quando a doença é descoberta precocemente, em alguns casos a prevenção é possível, quando a deficiência de vitamina D é tratada nos primeiros estágios da vida da criança. As estatísticas do estudo apontam que os bebês com deficiência dessa vitamina obtiveram um aumento considerável de 44% no risco de receber o diagnóstico de esquizofrenia comparado aos bebes com níveis normais dessa vitamina.
Como prevenir a doença
durante a gravidez
Para prevenir de forma eficaz o desenvolvimento desta doença nos fetos, basta que a mãe mantenha sua saúde estável durante a gravidez, já que o feto depende totalmente dos suprimentos oriundos do corpo da mãe.
Para as grávidas de plantão fica o alerta, procure tomar sol nas primeiras horas da manhã e manter uma dieta adequada são ações importantes para que seu bebê fique saudável.