Morreu nesta quarta-feira (9), aos 88 anos, o Padre Oscas Gonzalez Quevedo Bruzan, importante religioso católico brasileiro. A morte foi confirmada na madrugada de hoje, em Belo Horizonte, por conta de complicações cardíacas.
Quevedo marcou a história do catolicismo ao aparecer na TV diversas vezes, desvendando mistérios do ocultismo e reforçando seu bordão “isso non ecziste“. O falecimento do padre acabou repercutindo nas redes sociais, após a publicação da notícia pelos veículos mais acessados atualmente.
Seus seguidores e telespectadores que o assistiam no ‘Fantástico’, da TV Globo, publicaram tweets lembrando dos momentos curiosos e engraçados que o padre vivenciou, trabalhando com os mistérios do ocultismo. Veja abaixo algumas das postagens.
Uma singela despedida ao Padre Quevedo que, muito além do meme, me serviu como porta de entrada ao pensamento ceticista ao desmascarar diversos charlatões e deixando uma bibliografia bem rica e extensa. pic.twitter.com/Jqg8gNvubQ
— 16 Bits da Depressão (@16bitsdadepre) January 9, 2019
Padre Quevedo acabou virando um meme ambulante mas ele foi um homem sábio que jogou muito charlatão pra cova do esquecimento.
Descanse em paz.— post alone (@broyknows) January 9, 2019
R.I.P Padre Quevedo
(isso non ecziste) pic.twitter.com/a5ZVNfF7H1— Brizola Memes (@BrizolaMemes) January 9, 2019
Padre Quevedo foi um dos céticos mais engraçados que acompanhei. Armado com a sua parapsicologia, combateu muita gente que dizia ter poderes sobrenaturais. pic.twitter.com/BpKS30MBNP
— Eduardo Barbalho (@edujbarbalho) January 9, 2019
Assista abaixo momentos memoráveis do Padre Quevedo na televisão
Assista também a uma entrevista de Quevedo no Programa do Jô.
Vida dedicada à religiosidade e à verdade
Quevedo passou grande parte de sua vida escrevendo livros religiosos e acabou ganhando notoriedade ao aparecer na TV, desvendando os mistérios da natureza e desmascarando charlatões.
O quadro do Padre Quevedo no ‘Fantástico’ surgiu em 1999 para substituir o Mister M, sucesso de audiência na época. A ideia era manter o ritmo de suspense e mistério nas noites de domingo.
O padre precisou se fastar da mídia em 2011, devido a seu estado de saúde cada vez mais frágil. Apesar de estar há oito anos fora das lentes das câmeras, muitas pessoas lembraram dele com carinho e publicaram homenagens.
A confirmação da morte de Quevedo aconteceu pela Faculdade Jesuíta de Filosogia e Teologia (Faje), onde ele morava, no bairro do Planalto.