Para os sites parasitas que compartilham conteúdos do Netflix e do Amazon Prime, o fim pode estar próximo. Na Consumer Electronics Show (CES) 2019, – uma exposição de novidades tecnológicas – esta semana, uma startup do Reino Unido ostentou uma ferramenta baseada em inteligência artificial que permite que as plataformas de streaming obtenham melhores informações sobre o comportamento das contas de seus usuários.
Seu principal objetivo é permitir que provedores de serviços de mídia – como Netflix, Hulu, Amazon Prime. – detectem se seus usuários estão compartilhando senhas com mais pessoas do que deveriam. A Synamedia desenvolveu o “Credentials Sharing Insight” para captar padrões incomuns ou extremos em contas de serviço de streaming, na esperança de farejar pessoas compartilhando suas senhas.
Usando o aprendizado de máquina, ele será capaz de decifrar se certos padrões de registro são legítimos ou o resultado de comportamento furtivo. Por exemplo, ele notará se duas residências diferentes não estão claramente relacionadas, como diferentes gostos e localização geográfica, mas ainda estão compartilhando a senha. No entanto, ele também poderá descobrir se os logins são coerentes, como se o usuário estivesse de férias viajando, em outra localização, ou se compartilhou senhas com um membro da família que vive fora de casa.
Uma pesquisa descobriu que 26% dos usuários usam a senha da conta de outra pessoa para assistir a programas em um serviço de streaming on-line. Alguns argumentam que isso é apenas um empurrão para a “economia compartilhada”, mas isso pode significar que as empresas estão perdendo bilhões de dólares.
“O compartilhamento de credenciais casuais está se tornando caro demais para ser ignorado. Nossa nova solução dá às operadoras a capacidade de agir. Muitos usuários casuais terão prazer em pagar uma taxa adicional por um serviço premium compartilhado com um número maior de usuários. Usuários concorrentes. É uma ótima maneira de manter pessoas honestas enquanto se beneficia de um fluxo de receita incremental“, disse Jean Marc Racine, diretor de produtos da Synamedia.
Mas mantenha a calma, pois não há necessidade de se preocupar ainda. Não há sinal de que os serviços de streaming desejam ou não empregar a nova tecnologia. Para muitos, o compartilhamento de senhas é um método simples de apresentar seus serviços a novos clientes.
O CEO da Netflix, Reed Hastings, não expressou nenhuma preocupação com a questão, observando que é parte do que torna os serviços de streaming tão desejáveis.
“Nós amamos o compartilhamento de pessoas da Netflix. Isso é positivo, não é negativo“, disse o CEO da empresa, Reed Hastings, à multidão na CES 2017.
We’ve long collaborated with the team at @SynamediaSPVSS to help bring great content, products and entertainment to millions of customers across Europe – this investment will help deepen our innovate partnership ?? https://t.co/N9tb57CzYH
— Sky Corporate (@SkyCorporate) January 8, 2019
Dito isso, a Sky UK investiu uma pequena fortuna na Synamedia em 8 de janeiro, logo após o desenvolvimento do sistema ter sido revelado.