O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, já tem uma arma a mais contra a Globo. Até então, as negociações para a chegada de uma concorrente da Globo ao Brasil giravam no campo secreto. Porém, nesta semana, veio à tona que tudo se estabelecerá ainda neste ano. A tal concorrente é simplesmente a CNN Internacional, a maior rede televisiva de jornalismo do planeta.
Hoje a Globo tem como principal concorrente a Record e o SBT na televisão aberta. Na TV a cabo, o canal desponta com sua Globo News. Porém, com a chegada da CNN, as coisas prometem ser mais difíceis. A chegada do canal ao Brasil ocorre justamente no governo de Bolsonaro, super alinhado com Donald Trump. Sem dúvida, uma arma contra a emissora carioca.
CNN promete ser a maior concorrente da Globo no jornalismo de TV
Há um porém nessa chegada. Oficialmente, a CNN trabalhará apenas em canal a cabo no Brasil. Porém, a empresa será brasileira. Ou seja, apesar de usar o marca internacional, a CNN tem os mesmos direitos de um canal do Brasil. Com isso, se quiser, poderia tentar até uma concessão de televisão aberta.
Em São Paulo, por exemplo, o sinal da Record News é aberto para a população, assim como o da TV Cultura. Imagina agora a ampliação desse sinal a nível nacional.
O licenciamento do grupo CNN International foi operado pelo empreiteiro Rubens Menin, fundador da MRV, que ganhou bastante dinheiro construindo unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. A empresa é uma das mais valiosas do mercado.
Para a luta contra a Globo e demais concorrentes, a CNN deve contar com cerca de 400 profissionais. A sede do canal será em São Paulo, tendo filiais no Rio de Janeiro e também na capital federal, Brasília.