A Rede Globo é uma das emissoras de maior estrutura no mundo e o seu jornalismo é reconhecido por vários motivos: a cobertura de eventos esportivos e de pautas consideradas históricas estão em pauta no canal desde o início dos trabalhos, ainda na década de 60.
E a atenção dada ao desastre em Brumadinho, Minas Gerais, tem deixado muita gente em dúvida sobre até onde a Globo está preocupada com as vítimas ou com a audiência.
Os comentários começaram após uma repórter ter abusado do sensacionalismo durante as matérias.
não satisfeita em colocar a imprensa pra trabalhar dentro da sala de atendimento aos familiares das vítimas de brumadinho, a globo ainda escala uma repórter que nada mais é do que a caçamba de lixo do sensacionalismo
— gusta (@quirinogustavo) January 26, 2019
Repórteres da Rede Globo entrevistando, ao vivo, familiares e amigos das vítimas de Brumadinho.
Na maioria das vezes, é um sensacionalismo desnecessário e nojento.
Existem outras formas de ajudar e transmitir a informação sem “aumentar” o sofrimento das pessoas…— Beto Vargas (@betovargas01) January 26, 2019
Militar denuncia a Globo
Nas últimas horas foi publicado no Twitter o vídeo de um militar que se identificou como Felipe Dill, denunciando o canal carioca. O homem afirma que profissionais do canal estão procurando bares na região e ainda estariam tirando sarro de um bombeiro:
Enquanto nossos heróis trabalham em condições precárias, jornalistas – segundo o militar Felipe Dill – querem informações sobre bares na cidade de Brumadinho. pic.twitter.com/zPVOsurjSq
— Claudia Wild (@Clauwild1) January 30, 2019
Exploração do assunto durante o dia
E nos últimos dias, o canal seguiu com a sua programação abordando em cheio o caso, atualizando os números de mortos e interrompendo a grade sempre que necessário.
O jornal Hora 1 dedicou parte de sua duração para falar sobre o caso da barragem, os jornais locais e o Bom Dia Brasil, assim como o Mais Você, de Ana Maria Braga também falaram sobre Brumadinho.
Para se ter uma ideia, o programa de Ana Maria é considerada uma atração de entretenimento, com pautas leves e reservou somente cinco minutos para falar sobre a estreia da novela das 7.
O Bem Estar enviou Mariana Ferrão para o local. Somente Fátima Bernardes tratou de outros assuntos.