Nesta quarta-feira (06), a juíza Gabriela Hardt condenou o ex-presidente Lula a 12 anos e 11 meses de prisão, tal decisão foi referente ao processo do sítio em Atibaia, São Paulo.
O petista foi condenado não só por lavagem de dinheiro, como também por corrupção ativa e passiva.
E a condenação não parou por aí, Lula ainda terá que pagar 212 dias-multa, no valor de 2 salários para cada dia-multa, o que corresponde a um valor de R$ 423 mil.
O ex-presidente também está proibido de ocupar qualquer cargo público e nem poderá assumir a direção de qualquer empresa pelo período de 24 anos, que é o dobro da pena referente à prisão.
Jair Bolsonaro não perdeu tempo, assim que a condenação de Lula foi confirmada, o presidente da República usou seu perfil no Twitter para postar uma foto do petista, trazendo a seguinte legenda: “Lula é condenado a 12 anos de prisão no caso do sítio de Atibaia“.
A postagem dividiu a opinião dos internautas, sendo que uns criticaram a atitude de Bolsonaro, mas outros aprovaram a postagem e deixaram comentários comemorando a notícia.
Lula poderá recorrer
Importante ressaltar que esta condenação do ex-presidente foi em primeira instância, sendo assim, Lula poderá recorrer, inclusive ele já informou que se sente alvo de uma perseguição política, além de negar ser o dono do sítio em Atibaia.
Os advogados de defesa já disseram que não há nada comprovando que as reformas realizadas no sítio tenham algum tipo de ligação com o petista.