Bolsonaro toma decisão importante nesta sexta e surpreende ministros e jornalistas

PUBLICIDADE

Após gerar uma grande polêmica junto com o filho Carlos Bolsonaro e de criar a primeira crise de governo, o presidente Jair Bolsonaro surpreendeu e decidiu manter no cargo o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.

A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (15) após uma reunião no Palácio do Planalto, onde se participaram o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e o próprio Gustavo Bebianno. A reunião garantiu uma sobrevida ao ministro, que está se articulando com advogados e parlamentares para tentar superar a crise e comprovar sua inocência.

Apesar de ter confirmado a decisão de exonerar Bebiano do cargo, Bolsonaro voltou atrás e mandou suspender a decisão de exoneração. Após ouvir aliados, Bolsonaro havia confirmado o desejo de que Bebianno deixasse o cargo até a segunda-feira, mas mudou de opinião e isso pegou todos de surpresa.

Crise se iniciou após áudio no Twitter

Alvo de diversas denúncias do jornal Folha de São Paulo, de ter se envolvido em um esquema de laranjas para arrecadar recursos financeiros do fundo partidário, Bebianno tem tido grande visibilidade na imprensa por seu eventual envolvimento no esquema de corrupção juntamente com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Na última quarta-feira (13), o filho de Bolsonaro, Carlos, alavancou a pressão em cima de Bebianno ao postar no Twitter um áudio em que Bolsonaro afirmava não ter conversado com Bebianno e que o ministro havia mentido ao dizer ao jornal “O Globo” que ‘havia conversado com o presidente, por três vezes,’ antes de que a avalanche de denúncias estourasse na mídia.