O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, já era muito conhecido antes de assumir o cargo por conta de sua carreira na magistratura. O juiz federal foi o responsável por conduzir o famoso caso do tríplex do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Atualmente, Moro é ministro da Justiça após um convite do presidente Jair Messias Bolsonaro. No entanto, o ministro já vem tomando suas decisões e assinou o pacote anticrime, que dificulta muito os corruptos.
O pacote que Moro já encaminhou ao Congresso Nacional é tratado como uma medida histórica e endurece muito as penas para os crimes de corrupção. Uma lei para criminalizar o caixa 2, entre outros crimes comuns no meio político.
Como juiz, Moro condenou muitos corruptos, mas acabou enxergando diversas falhas que existem no sistema legislativo por conta da falta de endurecimento de penas. Contudo, o trabalho do ministro é somente enviar projetos, posteriormente estes devem ser aprovados por deputados e senadores.
Primeiramente, o projeto vai para a Câmara dos Deputados, caso aprovado o mesmo terá que passar pelo Senado Federal e somente depois deste processo que estará validado e pronto para a as leis serem regidas pelos juizes.
Moro decidiu por abandonar a carreira de juiz federal e é possível que, em um futuro próximo, assuma a função de um ministro do STF, Superior Tribunal Federal, mas por enquanto não tem vaga ainda e o mesmo não pensa neste aspecto atualmente, focando no trabalho como ministro da Justiça.