O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, já havia anunciado que enviaria suprimentos para o povo venezuelano. Isso porque o país vizinho vive uma crise financeira muito grande, supostamente causada pelo presidente Nicolás Maduro.
Bolsonaro não reconhece mais Maduro como presidente da Venezuela, e sim Juan Guaidó. Por este motivo, Maduro fechou as fronteiras e tentou impedir a chegada de suprimentos. Contudo, os suprimentos brasileiros atravessaram a fronteira em um caminhão que foi entregue na Venezuela.
O presidente interino, reconhecido pelo Brasil e também pelo Estados Unidos, Juan Guaidó, publicou uma mensagem em seu Twitter para anunciar a chegada de suprimentos e para agradecer ao povo brasileiro.
¡Atención Venezuela!
Anunciamos oficialmente que YA ENTRÓ el primer cargamento de ayuda humanitaria por nuestra frontera con Brasil.
¡Esto es un gran logro, Venezuela!
¡Seguimos! #23FAvalanchaHumanitaria
— Juan Guaidó (@jguaido) February 23, 2019
Logo depois, foi a vez do presidente Jair Bolsonaro, que publicou uma mensagem de força ao povo venezuelano e emocionou boa parte da população, pois muitos gostaram da atitude do presidente. Tanto de enviar alimentos, como a mensagem.
¡Fuerza a nuestros hermanos venezolanos! ¡Dios al mando! 🇧🇷🇻🇪
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) February 23, 2019
Por outro lado, há muitos que criticam a atitude de Bolsonaro, e acreditam que ele esteja tomando partido em outro país. Alguns analisam que o regime venezuelano não é o problema que causou a crise por lá. Alguns refugiados vem ao Brasil e a outros países pedirem socorro, constantemente.
O filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, chegou a afirmar em um vídeo de 2017, que Maduro somente sairá do poder “à base do tiro”. Já o vice-presidente da República, general Mourão, confirma que só haverá guerra se forem atacados.