O centroavante Henrique Dourado teve um bom começo de temporada no Flamengo. Inclusive, o atacante marcou um extraordinário gol de bicicleta, porém as suas boas atuações não foram o suficiente para convencer o técnico Abel Braga de que ele deveria ficar.
O Flamengo, no entanto, acertou a venda do centroavante para o clube chinês Henan Jianye, que oferece R$ 22 milhões e levou o atleta. Dourado não vingou no Flamengo e foi considerado como um reforço frustrante.
Dourado chegou no Fla após fazer um bom ano em 2017, quando foi artilheiro do Campeonato Brasileiro pelo rival Fluminense. Já no Flamengo, nunca convenceu. Contratado para substituir Paolo Guerrero, ele só supriu expectativas nas batidas de pênaltis, sua grande especialidade.
Já neste começo de temporada, em 2019, o centroavante vinha surpreendendo e jogando muito bem. Henrique Dourado era elogiado pela torcida e alguns até pediam sua titularidade, mas o Flamengo aproveitou o grande momento do atleta para vendê-lo.
Com o centroavante em alta e sabendo que ele não rendeu o suficiente durante toda uma temporada, a diretoria flamenguista resolveu não apostar para ver se agora iria dar certo e resolveu negociar. Neste ano, o Fla conta com muitos reforços e a venda de Dourado serve para desinchar o elenco.
Henrique Dourado estava no banco de reservas e só entrava raramente, provavelmente para se valorizar e conseguir esta venda. Hoje, o clube carioca tem Uribe e Gabigol vivendo grandes fases, sendo jogadores que a diretoria analisa que podem render mais.