A tensão na fronteira Brasil x Venezuela já levou até o governo brasileiro a afirmar – mais de uma vez – que não vai entrar em guerra com o país chefiado pelo ditador Nicolás Maduro. Ainda assim, surgem especulações e dúvidas. Caso a situação piore e seja necessário, de fato, uma intervenção militar, como seria uma guerra Brasil x Venezuela?
A revista Superinteressante fez uma ampla reportagem que mostra os pontos positivos e negativos de cada uma das forças Armadas. Acredite, o Brasil teria sérios problemas em um confronto quando o tema é o combate aéreo.
Brasil tem maior contingente de militares, porém equipamentos aéreos venezuelanos seriam mais potentes e eficientes
Contingente militar: o do Brasil é bem maior que o venezuelano. O exército de Maduro teria cerca de 123 mil militares. O número de soldados aqui é acima dos 330 mil. Maduro, no entanto, chegou a afirmar que seu exército teria mais de 1,6 milhão de homens, mas essa informação jamais foi confirmada.
Dá para cravar por exemplo, que caso tentasse avançar por terra, a Venezuela encontraria uma boa resistência. E isso não tem a ver apenas com as dimensões continentais do Brasil, mas sim, com seu número de veículos terrestres.
Segundo estimativas do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), o Brasil possui, por exemplo, 393 tanques – contra 173 da Venezuela – e 1.627 blindados (transportes armados). Nossos vizinhos têm 427.
No entanto, no contingente aéreo, os venezuelanos seriam bem superiores. Eles tem aviões de origem russas, que seriam os mais eficientes e destrutivos das Américas.