O desabamento de uma mina de ouro na ilha de Célebres, na Indonésia, deixou dezenas de pessoas soterradas nesta última terça-feira, dia 26. As autoridades locais informaram que a mina era ilegal. Equipes de resgate continuam tentando encontrar vítimas.
Foi confirmada a morte de três mineiros. 14 pessoas foram resgatadas com vida, mas muitas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital mais próximo. Elas não correm risco de vida, mas precisam ficar em observação por mais um tempo.
O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres na Indonésia informou que haviam dezenas de pessoas tentando extrair ouro na mina ilegal quando os postes que estavam sustentando a carga não aguentaram o peso e quebraram. São muitos túneis utilizados para mineração e isto acabou alterando as condições do solo.
Hingga 27/2/2019 pukul 14.30 WITA, dampak longsor penambangan emas tanpa ijin di Bolaang Mongondow, Sulut: 17 korban berhasil dievakuasi dimana 3 orang meninggal dan 14 orang selamat. Diperkirakan 43 orang masih tertimbun longsor. Evakuasi terus dilakukan oleh tim SAR gabungan. pic.twitter.com/pkxwCYhHC1
— Sutopo Purwo Nugroho (@Sutopo_PN) February 27, 2019
Ainda de acordo com o porta-voz, as equipes de resgate continuam procurando pelas demais vítimas nesta quarta-feira, dia 27, pois estimam que há cerca de 43 pessoas soterradas e à medida que as horas passam, diminuem as chances de se encontrar alguém com vida debaixo dos escombros.
As equipes de resgate lutam contra o tempo, mas cientes de que dificilmente resgatarão alguém vivo.
Na Indonésia, a mineração ilegal é um problema que não para de crescer e um dos motivos disto é a permissividade das autoridades locais. Muitos acidentes acontecem frequentemente justamente pela falta de segurança e como não há uma fiscalização intensiva, é grande o risco que outra tragédia como esta volte a acontecer.