Uma nova reportagem da Veja afirma que o presidente da República, Jair Bolsonaro, utiliza ‘bots’ para aumentar o engajamento de suas redes sociais. Nas eleições, por exemplo, Bolsonaro foi acusado de utilizar perfis falsos e automatizados para compartilharem suas postagens em aplicativos de mensagens e nas principais redes sociais.
O presidente postou em seu twitter oficial o que ele denomina como um ‘ataque de uma jornalista’ do Estadão. Bolsonaro publicou trecho de uma entrevista da Constança Rezende, integrante do jornal Estado de S.Paulo, e a acusou de querer tentar derrubar o governo. Entretanto, o Estadão negou as acusações e afirmou que Jair Bolsonaro fez uma Fake News para atacar a imprensa.
Não demorou e a Veja afirmou que o presidente utilizou de ‘bots’ para engajar esta publicação e alcançar o maior número de pessoas. Porém, na reportagem diz que o ‘tiro saiu pela culatra’, pois mesmo com o engajamento alto, Bolsonaro teria sido muito atacado por supostamente ter compartilhado uma notícia falsa.
Apoiadores do presidente defenderam ele nas redes sociais e uma nova ‘guerra’ entre internautas foi instaurada. Vale ressaltar que Bolsonaro critica a imprensa desde a corrida eleitoral.
Depois da polêmica, o presidente ainda falou que se acompanhasse a mídia, ficaria mal informado. Alfinetando a imprensa brasileira.
Bolsonaro não voltou atrás e o Estadão pede para que o presidente se redima. Contudo, este episódio ainda deve ganhar novos capítulos até que o presidente resolva se pronunciar sobre a falsa acusação à Constança Rezende.