Nesta segunda-feira (18), o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro assinou um decreto para dispensar o visto de visita para turistas de quatro países. Bolsonaro está em uma visita oficial aos Estados Unidos e após uma reunião com Donald Trump, o decreto foi assinado.
A recepção de Bolsonaro nos Estados Unidos também teve um protesto de ativistas estadunidenses e brasileiros em frente à Casa Branca, em Washington, até cartaz com a frase ‘Free Lula’ na tradução ‘Lula Livre’ teve. O serviço secreto dos Estados Unidos tentou desmobilizar a manifestação fechando o acesso aos arredores.
O decreto foi publicado hoje e entrará em vigor em junho para os turistas do Canadá, Austrália, Estados Unidos e Japão. No entanto, ele é ‘unilateral’, ou seja, não vale para os brasileiros que viajarem para os países citados acima.
De acordo com a informação do Ministério do Turismo, a decisão não irá prejudicar o ‘principio da reciprocidade’, pois segundo a pasta, a medida da dispensa do visto foi adotada a fim de incentivar a geração de emprego e renda no Brasil.
No ano passado, o Ministério do Turismo chegou a propor o fim da exigência de visto de maneira definitiva, mas o Ministério das Relações Exteriores foi contra por entender que deveria prevalecer o ‘princípio da reciprocidade’, ou seja, os brasileiros deveriam ter os mesmos benefícios.
Vale ressaltar que, em janeiro de 2017, o presidente Donald Trump havia editado um decreto com o objetivo de dificultar a concessão de visto a cidadãos de diversos países, entre eles o Brasil.