Há muitos relatos de pessoas que foram torturadas durante o regime militar. No entanto, o G1 publicou um de uma senhora de 65 anos de idade que relata ter sido torturada aos 11 anos de idade durante o período militar.
Iracema perdeu todos os seus documentos e demorou 53 anos para conseguir descobrir novamente as suas origens, pois sua mãe morreu. Ela relata que dois homens fortes começaram a brigar com sua mãe e ela mordeu um dos homens, porém recebeu um chute e uma ‘pancada no rosto’.
Ao levar a pancada, Iracema revela que ficou atordoada e ela e sua mãe foram colocadas no carro, que ficou rodando e nem ela sabe relatar quanto tempo demorou. A mulher contou que seu olho estava muito escuro, inchado, com sangue e que estava sem roupa. Ela ainda conta que deve ter desmaiado com a pancada.
Quando acordou, Iracema conta que estava sem a roupa, somente com a parte de baixo e tomando choque porque estava na água. A mulher conta que sentiu muita dor e estava muito machucada, quando começou a falar isso, chorou.
Iracema conta que ouviu gritos e que viu atos de torturas inexplicáveis, pois chegavam pessoas sempre machucadas e, com alicates, eles retiravam unhas. Ela relata que era um lugar escuro e nem sabe dizer quanto tempo durou esta tortura.
Depois de um tempo, Iracema conta que estava dentro de um saco, suja e que passava a mão (indicando para sua parte íntima) e saía sangue. Após a tortura ocorrida, ela foi abandonada em uma praça, sozinha, e até pouco tempo não sabia nada sobre suas origens.