Por um bom tempo, o Brasil se viu livre do sarampo, só que a situação vem mudando rapidamente e a cada dia surgem novos casos por todo país, deixando os pais desesperados.
E a doença está retornando em outros países, por exemplo, na região de Rockland County, que fica no estado de Nova York, Estados Unidos, a situação está complicada e lá já foi declarada situação de emergência.
A expectativa é que os Estados Unidos tenha o maior número de casos desde o ano de 2000, ano em que a doença foi considerada eliminada pelas autoridades locais. México, Madagascar e França também estão em alerta por causa da volta do sarampo.
O problema do sarampo é que esta doença pode levar a complicações de risco, entre elas a pneumonia, inflamação cerebral e até mesmo meningite.
Ainda são poucos os casos de sarampo, mas isto não é motivo de tranquilidade, pelo contrário, o número de casos vem aumentando muito, já foi registrado um aumento de 31% nos últimos anos e isto é um péssimo sinal. A Unicef também já alertou que 98 países registram aumento da doença no ano passado.
A melhor forma de combater o sarampo é através da vacinação, mas para isto cabe aos pais cuidarem dos filhos e certificarem que eles estão com as vacinas em dia.
Mas dois fatores são preocupantes, sendo que um é o fato de que há várias regiões que não estão oferecendo a vacina contra sarampo. O outro problema é que vem crescendo o número de pessoas que acreditam que a vacina não é recomendável e por isso deve ser evitada, o que é um grande erro.