Tragédia neste domingo de Páscoa: deslizamento mata 11 pessoas e deixa vários feridos

PUBLICIDADE

Neste domingo de Páscoa (21), um deslizamento de terra no município de Rodas, ao sudoeste da Colômbia, deixou 11 mortos e vários feridos, a tragédia ocorreu durante a madrugada e surpreendeu os moradores da região. Acredita-se que as fortes chuvas que têm caído nos últimos dias tenham feito com que a as casas acabassem soterradas.

A União Nacional de Gestão de Riscos de Desastres acredita que nas próximas horas o número de mortos poderá aumentar e cinco feridos foram salvos até o momento, mas as equipes de resgate estão no local procurando por sobreviventes, mas a situação é muito complicada, o acesso é difícil, a chuva continua e pode haver novos deslizamentos.

Segundo a Agência Efe foram vários imóveis arrastados pela terra, a tragédia foi em uma zona rural conhecida por Fortachuele, que se encontra em uma das principais estradas da Colômbia, ligando o país ao Equador.

Por volta das 4 horas da manhã, horário local, as autoridades foram alertadas sobre o ocorrido e várias equipes se encaminharam para a região que fica nos limites de Cauca com o departamento de Nariño. De acordo com a UNGRD, os moradores já tinham sido avisados de que um deslizamento poderia ocorrer a qualquer momento, já que as chuvas aumentaram a vulnerabilidade na região, só que eles preferiram continuar em suas residências. A maioria disse que não era tão fácil deixar sua casa, pois não tinham para onde ir.

No vídeo acima é possível ver como as equipes de resgate estão tendo que se desdobrarem para fazer uma varredura na área onde houve o deslizamento e ainda há muita terra na encosta, podendo descer a qualquer momento.