Na reta final de O Sétimo Guardião, Judith humilhará Gabriel e irá comparar a gestão dele com a de Egídio, alegando que antes era muito melhor. Para começar, a mocinha mostra todos os erros cometidos pelo filho de Valentina e já nos capítulos finais ela anunciará quem ocupará o cargo de guardião-mor.
Judith já descobriu o sinal de nascença em Feijão, que é a marca que deve estar presente em todo guardião-mor, mas este segredo ficará muito bem guardado até o dia em que o rapaz for expulso da irmandade por Gabriel.
Feijão descobrirá uma nova gruta subterrânea e revelará tudo para Luz. O local abrigará algumas cerâmicas, urnas e até pinturas indicando que ali viveu uma antiga civilização onde era cultuada a imagem de um gato. Como ela avisará às autoridades, acabará se tornando a grande inimiga de Gabriel.
E o mocinho acusará Feijão de ser responsável por tudo que estará acontecendo e por isso decidirá expulsar o garoto da irmandade.
“Arnaldo não pode se afastar daqui por uma razão muito simples. Quando você morrer é ele quem vai assumir o posto de guardião-mor da irmandade“, dirá Judith se referindo a Feijão. Gabriel questiona a decisão tomada e ela revelará então a marca que ele traz nas costas que é a pata do gato.
A relação entre os dois ficará cada vez mais estremecida, começando com o momento em que Judith impede o mocinho de fazer com que Luz seja uma guardiã, dirá que ele errou muitas vezes e que ela sempre ficou em silêncio, mas agora decidiu agir. A moça ainda dirá que Gabriel tomou decisões sozinho, ‘jogou’ com Olavo e Valentina, colocando a irmandade em risco.