Homem tem pedra de 1,3 kg retirada da bexiga em cirurgia e médicos ficam chocados

PUBLICIDADE

Um senhor de 51 anos de idade foi submetido a uma cirurgia em um hospital na cidade de Jacobina, que fica ao norte do estado da Bahia. Os médicos ficaram surpresos quando retiraram uma pedra pesando mais de 1,3 kg e medindo 18 cm de comprimento, que estava na bexiga do paciente.

A cirurgia foi realizada no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho nesta última segunda-feira, dia 20.

João Cléber Coutinho, médico responsável pelo procedimento, contou que em todo o mundo, esta é uma das maiores pedras já retirada da bexiga de um paciente. Há outros casos semelhantes, por exemplo, em 2009 uma chinesa de 40 anos foi operada e os médicos retiraram uma pedra de 2,4 kg da mulher.

De acordo com o médico, o lavrador de 51 anos relatou que há cerca de uma década vem convivendo com uma ardência ao urinar e que também sentia um peso na barriga, porém, só no início deste ano é que resolveu consultar para tentar descobrir o que poderia estar causando isso.

Os exames logo identificaram um cálculo na bexiga e o paciente foi encaminhado para Salvador, onde foi informado sobre a urgência de se fazer a cirurgia para retirada da pedra.

A cirurgia durou pouco mais de 1 hora e o Dr. João Cleber contou com a ajuda de cinco especialistas para realizar o procedimento, sendo que no final, tudo deu certo. O nome do paciente não foi revelado e ele ainda encontra-se internado, mas está bem, conversando e deve receber alta nos próximos dias.

As pedras na bexiga são formadas geralmente pela inflamação do órgão, seja por desidratação ou quando a urina fica concentrada, formando pequenos cristais que vão se acumulando ao longo dos anos, até formar uma imensa pedra.