Foi anunciado no início da noite desta sexta-feira (31) a redução dos preços médios dos combustíveis nas refinarias da Petrobras a partir deste próximo sábado (1). O anúncio foi feito de forma histórica pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, através de sua conta no Twitter.
Com a redução média de 6% no preço do diesel, ele passará a ser vendido ao valor de R$ 2,1664, já a gasolina cairá um pouco mais, com redução de 7,16% ela passará a ser comercializada pela refinaria pelo valor de R$ 1,8144. Na semana anterior, a gasolina teve outra queda em seu preço média, foi quando a Petrobrás baixou o valor em 4,4%, já o diesel não estava tendo mudanças desde o mês de maio.
Confira abaixo a publicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro. “A Petrobrás informa a redução de 6,0% no preço do DIESEL e 7,2% no preço da GASOLINA. Boa noite a todos!”, foi a legenda escolhida por ele.
– A Petrobrás informa a redução de 6,0% no preço do DIESEL e 7,2% no preço da GASOLINA. Boa noite a todos!
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) May 31, 2019
A Petrobras toma as decisões sobre os valores de dos combustíveis se baseando em alguns fatores como a cotação internacional do petróleo e também o câmbio, porém existe um sistema que está vigorado desde setembro de 2018 que faz a previsão do uso de operações de hedge para possibilitar espaços maiores entre uma alteração e outra.
Mudanças na divulgação dos valores
Em abril, a Petrobras alterou a forma como ela divulga os preços dos combustíveis que são praticados em suas refinarias.
A gigante do petróleo iniciou a publicação em seu site oficial dos valores dos combustíveis em todos os pontos em que são realizadas as vendas e não como era feito anteriormente, na qual era feita uma média.