Morreu neste sábado (06), aos 88 anos, o cantor João Gilberto, um dos maiores músicos do país e também um dos principais criadores da bossa nova. Ele morreu em casa, no Rio de Janeiro, segundo informou o filho.
João Gilberto vinha lutando contra alguns problemas de saúde já há algum tempo e nos últimos dias seu quadro foi piorando. A notícia da morte do músico foi confirmada pelo filho dele que mora nos Estados Unidos, João Marcelo Gilberto, que tem outros dois irmãos: Bebel e Luisa.
“Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter sua dignidade ao perder sua soberania“, escreveu o filho do músico, que aproveitou para agradecer a Maria do Céu por ter ficado ao lado dele nos últimos dias de vida.
Morre João Gilberto, um gigante da música brasileira e mundial
— Guga Chacra 💚 (@gugachacra) July 6, 2019
Nas redes sociais, o nome do músico está entre os assuntos mais comentados deste sábado. Muitas mensagens de despedidas e homenagens são prestadas a João Gilberto.
O saudoso João Gilberto! Descanse em paz!
— Chico Barney (@chicobarney) July 6, 2019
Vale lembrar que o músico chegou a ser interditado pela filha na Justiça, Bebel Gilberto, no final do ano atrasado e com isso teve início uma grande disputa familiar entre ela e João Marcelo. A advogada da filha de João Gilberto chegou a informar que esta intervenção teria sido motivada por graves problemas de saúde e também por complicações financeiras do músico.
Morre João Gilberto, a voz símbolo da Bossa-Nova. Perda imensurável pic.twitter.com/xBZz97cJkM
— detremura (@detremura) July 6, 2019
“O mundo perde João Gilberto, um dos maiores nomes da música em todos os tempos. Nós juazeirenses nos orgulhamos de ser o berço da Bossa-nova, porque foi aqui que ele nasceu e começou a compor verdadeiras obras de arte”, escreveu um internauta.
“Morreu o grande João Gilberto. Uma parte de mim, e do Brasil, acredito, morre com ele”, postou outro internauta se despedindo do músico.
João Gilberto, a voz da Bossa Nova, se foi… aos 88 anos. O Brasil vive uma fase triste, muito triste.
— Antero Greco (@anterogreco) July 6, 2019
João Gilberto era considerado o ‘Pai da Bossa Nova’. Ele sempre foi admirado por suas criações e seus discos eram verdadeiras obras de arte, sendo um bom exemplo o álbum ‘Amoroso’, que foi gravado nos Estados Unidos, pela Warner Music. No início da carreira, muitos não acreditaram nele, mas depois mostrou todo seu talento.
A família ainda não informou o local e horário do velório. Nas redes sociais, fãs anônimos e famosos prestam as últimas homenagens.