Cidade precisará ser evacuada, às pressas, após rompimento de barragem na Bahia

PUBLICIDADE

Uma barragem transbordou na manhã de hoje (11) na cidade de Pedro Alexandre e um povoado ficou ilhado na zona rural. A Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia informou que a água está se dirigindo na direção da cidade de Coronel Sá e os moradores precisarão sair de lá urgentemente, do contrário, poderão ser atingidos.

Equipes da Sudec estão indo para dois municípios que poderão ser atingidos pelas águas, mas não sabem como farão para conseguirem retirar todas as pessoas destes locais.

A gente não consegue dimensionar o que pode ocorrer devido ao volume de água. Houve uma chuva de grande densidade, e o nível do rio subiu rapidamente. Quando as pessoas observaram, o rio já estava no nível altíssimo. A água galgou e está chegando ao município de Coronel João Sá“, informou Vitor Ganbois, superintendente adjunto da Sudec.

A Defesa Civil do município informou que tem chovido muito forte em toda região e que isto pode ter causado o rompimento da barragem, mas que o caso ainda será investigado, sendo que a prioridade agora é fazer uma varredura na cidade para saber se alguém ficou ferido ou se há desaparecidos.

Por enquanto, as equipes de resgate não estão cientes do tamanho e nem a composição da estrutura, eles apenas foram informados da situação e imediatamente se dirigiram par ao local. A Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia informou apenas que a tragédia ocorreu no final da manhã, já por volta das 11 horas, no distrito de Quati.

Carla Leão, que é coordenadora da Defesa Civil do município, informou que várias casas foram invadidas pela lama e tudo foi pedido. A terra se misturou à água da chuva e o barro levou geladeira, fogão, colchão, televisão, roupas, as pessoas ainda não sabem o tamanho do prejuízo e nem podem ir até suas residências ainda por causa do risco, a área está sendo completamente isolada para que ninguém vá até lá.

Foi emitido um alerta porque há risco para a população de Coronel João Sá, pois a cidade está na rota da lama. Os moradores devem sair imediatamente de suas casas, indo para os locais mais altos da cidade.