É assim que se faz para descobrir se um ovo ainda está bom ou não para ser consumido

PUBLICIDADE

Rico em proteínas, o ovo se tornou um dos alimentos queridinhos da galera que faz dieta. O ovo é um alimento versátil e acaba sendo a estrela de vários pratos. Além disso, ele é um ótimo aliado na luta contra a balança.

Existem diversas maneiras de preparar esse alimento, pode ser cozido, poche, frito e também em forma de omelete. O fato é que alguns anos atrás, o ovo era considerado um grande vilão. Especialistas afirmavam que seu consumo deveria ser moderado, pois poderia elevar o colesterol ruim.

No entanto, a fama mudou e de vilão se tornou o grande mocinho da dieta. Muitas pessoas têm dúvida na hora de comprar o alimento e na maioria das vezes as pessoas confiam na data de validade que está descrita na embalagem. Infelizmente, nem sempre isso é o suficiente para saber se a mercadoria está boa para consumo.

O ovo é um desses exemplos, pois nem sempre a data de validade pode dar certeza de que o produto está bom. Tem gente que não sabe identificar quando esse alimento está bom para cozinhar. Esse artigo vai ensinar algumas dicas para mostrar quando esse produto tão versátil está adequado para ser usado nas receitas.

Uma das melhores maneiras para fazer a avaliação é o método chamado de flutuação. Encha uma vasilha com água fria e coloque o ovo dentro. Se afundar e ficar deitado de lado quer dizer que estão frescos. Caso fique em uma extremidade na parte de baixo da tigela é sinal que não está tão fresquinho, mas ainda pode ser consumido. No entanto, se o ovo flutuar na superfície quer dizer que o produto não pode ser usado, pois não estão mais frescos.

Uma outra maneira de verificar é balançando o ovo próximo ao ouvido. Caso escute o som do liquido batendo é um sinal ruim. Se não escutar nada quer dizer que pode ser consumido.

Existe o método da lanterna que consiste em colocar uma lanterna para ver o interior. A foto acima mostra uma simulação. Se o ovo estiver bom, vai haver pouco espaço e a gema vai estar visível ligeiramente. Se o ovo for mais velho a gema fica mais escura. O ovo quase ruim, a gema vai aparecer mais irregular e escura. Quando o ovo estiver estragado a gema fica totalmente escura.

O ovo pode ser quebrado em um prato se você não for precisar da casca. A gema tem uma cor laranja brilhante ou amarelada. Além disso, os ovos frescos não têm como característica ter muito cheiro.