Uma mãe resolveu fazer um alerta depois que seu filho sofreu paralisia cerebral por conta de um erro muito comum que acontece durante a gravidez. Pam, que mora em Canberra, na Austrália, contraiu o citomegalovírus, conhecido pela sigla CMV, quando estava esperando seu bebê.
Este vírus faz parte da família da herpes e pode causar problemas muito sérios para os bebês quando a mulher o contrai na gestação e, infelizmente, no caso de Pam, Christopher foi acometido por paralisia cerebral. Além disso, o menino ficou cego e perdeu a audição em um dos ouvidos, por conta disso, ele não consegue andar e também não é capaz de falar.
Este vírus pode ser transmitido para outras pessoas de forma simples, apenas pelo contato de fluídos corporais, como saliva, sêmen, sangue, urina e leite materno. Quando estava esperando Christopher, ela estava trabalhando em um comércio e lá tinha o contato com muitas pessoas, com constantes abraços e apertos de mãos. Pam relata que não se preocupava em lavar as mãos após esse contato.
É muito importante lavar as mãos frequentemente depois de entrar em contato com crianças pequenas ou com suas fraldas e secreções orais, evitando assim esse contágio na gestação. É importante também evitar contato com saliva e lágrimas e também não as beijar nos lábios, os famosos selinhos, apenas beijo na testa.
Como forma de alertar as futuras mamães, Pam passa um recado usando a sua própria experiência: “Eu não quero deixar ninguém em pânico, mas eu quero que as gestantes fiquem mais atentas a sua higiene durante a gravidez, especialmente quando estiverem perto de crianças pequenas”.