Bebê precisa de novo fígado depois de dose errada de paracetamol para febre

PUBLICIDADE

Um caso muito inusitado aconteceu em um hospital e uma criança de apenas dois anos de idade está hospitalizada esperando por um transplante de fígado. Isso aconteceu depois de um erro muito comum dos pais. O menino estava com febre alta e seus pais lhe deram paracetamol para baixar a temperatura.

O problema foi que os pais de Phu Tho, que mora no Vietnã, deram uma dose muito maior do remédio do que é recomendado para uma criança desta idade. Eles deram 4 doses de 500 miligramas por quatro dias.

A grande quantidade do remédio ocasionou uma overdose. Porém, no momento em que eles levaram o menino para o hospital ele já estava com uma dose alta de remédio dando um quadro de acidose metabólica aguda. Isso acontece quando há uma grande quantidade de ácido no sangue.

Foi iniciada uma série de tratamentos emergenciais para a criança, porém duas horas depois Phu deu sinais de que o órgão estava falhando. Ele está internado no hospital e precisa urgentemente de um transplante de fígado para poder viver.

Dr Phan Hong Sang é o médico que está atendendo o bebê e relatou que em 2018 aconteceu algo igual. A criança também teve overdose pelo mesmo medicamento, só que foi mais trágico porque ele faleceu.

Por conta da gravidade dessa situação, o médico usa o caso para alertar a outros pais que podem passar pela mesma situação caso não tomem as medidas necessárias. “Tomar uma quantidade maior de paracetamol do que o recomendado pode ter consequências muito graves. Por isso, nós recomendamos que os pais conversem com o médico sobre qual remédio dar e qual a dose correta diante de uma febre do seu filho. Não mediquem seus filhos por conta própria”, disse o médico.