Na tarde desta segunda-feira (16), um avião com destino a Maués, a cerca de 270 quilômetros de Manaus, caiu próximo ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. As dez pessoas que estavam na aeronave foram resgatadas pelos bombeiros e encaminhadas imediatamente para alguns hospitais mais próximos.
De acordo com o comunicado divulgado pela Infraero, o avião C-208, matrícula PT-MHC havia partido de Manaus rumo a Maués por volta de meio-dia e meia, mas caiu logo após a decolagem. A região onde a aeronave foi encontrada é de difícil acesso, em meio a mata e os bombeiros tiveram muito trabalho.
Toda ação de resgate foi comandada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Manaus. Um dos tripulantes chegou a acionar os bombeiros informando o que havia acontecido e pedindo por socorro.
Um vídeo compartilhado na internet mostra o desespero das equipes de resgate em encontrarem o quanto antes os sobreviventes, para que pudessem ser levados o mais rápido possível para o hospital.
Entre as vítimas está um funcionário da Setrab e uma servidora da Seas. Também tem um contador da prefeitura do município de Maués, entre outros feridos. Carlos César, Secretário Municipal de Governo, disse que é periódico esse voo às segundas, quartas e também às sextas, sendo que uma empresa terceirizada é responsável por tudo.
Como o local é de difícil acesso, um helicóptero da Força Aérea Brasileira foi logo enviado para a região para ajudar nos resgates das vítimas. O aeroporto em Manaus está fechado para decolagens e pousos por tempo indeterminado.