Joelma e Ximbinha formaram um dos casais mais conhecidos da música brasileiro. Integrantes da banda Calypso, os dois ascenderam à fama nos anos 2000 e fizeram sucesso por muitos anos juntos.
O casamento chegou ao fim em 2015, quando Joelma descobriu uma traição de Ximbinha e colocou fim ao relacionamento que durava 18 anos. Desde então, a vida dos dois mudou bastante.
Ximbinha continuou como dono da marca Calypso e montou uma outra banda, com outras vocalistas, mas nunca mais voltou a fazer o sucesso dos tempos em que tocava guitarra para a ex-esposa cantar.
Joelma seguiu carreira solo e continua em evidência, com aparições em programa de TV e agenda de shows cheia, com apresentações m todo o Brasil. Em entrevista ao UOL, Joelma falou sobre o término do casamento com Ximbinha e opinou sobre a carreira do ex-marido.
A cantora paraense afirmou que perdoou o ex-marido pela traição e garantiu que três meses depois do término já estava leve e livre. Ela falou também que há mulheres que não perdoam mesmo 10 anos após o término do relacionamento.
Para ela, guardar rancor a impediria de ser feliz. Joelma disse ainda que o processo de perdão não foi fácil. Aos 45 anos, ela afirma que pretende se casar de novo e ter mais um filho.
Ao comentar sobre a carreira de Ximbinha, Joelma não poupou o ex-marido de duras críticas. “É de dar dó. Mas fazer o quê? A gente planta, a gente colhe. E eu não vou colher por ele. Deus é justo”, comentou Joelma.
Em novembro, Joelma grava um DVD em Goiânia em comemoração aos 25 anos de carreira.