Mini AVC: entenda tudo sobre esse mal que atinge muitas pessoas

PUBLICIDADE

Muitas pessoas provavelmente não tenham ouvido falar sobre o mini AVC, porém, essa é uma complicação na saúde que pode trazer sequelas graves e até mesmo levar uma pessoa à morte. O AVC – Acidente Vascular Cerebral, também conhecido de forma popular como derrame cerebral, ocorre quando tem alguma coisa errada com o fluxo de sangue.

Por esse motivo, os profissionais de saúde pedem para que se mantenham o níveis de colesterol e também dos triglicérides normais. O colesterol alto pode acarretar em sérios problemas, pois pode provocar entupimento da veias impedindo o bom funcionamento do fluxo sanguíneo.

O mini AVC pode ocorrer muito rápido tendo uma duração de poucos minutos. Por isso, em algumas situações pode passar despercebido pelo indivíduo. Esse problema pode acontecer quando existe um bloqueio da circulação sanguínea para um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o cérebro.

Portanto, é importante ficar atento aos sinais da doença, pois o socorro rápido é fundamental para preservar a vida de uma pessoa. Os sintomas que indicam um mini AVC são a sensação de fraqueza no braço, perda do equilíbrio corporal, tontura e visão turva. Se você sentir qualquer um desses sintomas procure imediatamente ajuda médica. Somente o profissional vai poder avaliar corretamente os riscos e indicar o tratamento adequado.

Caso perceba que alguém próximo está sofrendo um mini AVC acione imediatamente a emergência. Em muitos casos, esse problema pode provocar danos irreversíveis, sendo as mais comuns são dificuldades na fala e locomoção.

Contudo, dependendo da região cerebral onde ocorre o mini AVC as sequelas podem não ser tão graves quanto a de um AVC. Em algumas situações o paciente não precisa ser submetido a nenhum tipo de tratamento, pois o organismo consegue remover o coagulo naturalmente. Apesar disso, é fundamental buscar ajuda médica para uma avaliação adequada.