O arroz é um alimento importante na mesa do brasileiro. A mistura entre o arroz e feijão é algo básico no país e faz parte do dia a dia da população, sendo cada vez mais consumido atualmente. Por ser um prato popular, em ocasiões especiais o arroz ganha uma versão mais requintada.
Existem várias versões mais sofisticadas, basta incrementar o arroz com ingredientes que vão agregar sabor. Esse artigo vai ensinar como preparar um arroz especial para acompanhar o almoço de domingo e agradar toda a família.
Para preparar o arroz especial você vai precisar de 700 gramas de arroz (cozido em sal, cebola e óleo), 1 colher de sopa de margarina, 2 xicaras de (chá) uva passas , 100 gramas de cenoura em cubinhos, ½ xícara (chá) damascos picadinhos, 100 gramas de maçãs verdes em cubos, 2 colheres de óleo, 1 cebola média picadinha, 1 ½ de tomate (precisa estar sem pele e sem semente), 400 gramas de palmito, 200 g de ervilha, ½ xícara de azeitonas cortadinhas, 2 xícaras de presunto cortadinho em tiras, cheiro verde e sal a gosto. Para dar um toque especial na receita 250 gramas de muçarela ou queijo provolone para colocar por cima.
O modo de preparar também é simples, aqueça uma panela que seja mais funda, coloque a margarina e em seguida adicione a cenoura, o damasco, a maçã e a uva passa. Esses ingredientes precisam estar picadinhos de acordo com a orientação anterior. Deixe refogar por cerca de três minutinhos.
Numa outra panela, refogue a cebola, o tomate, palmito, azeitonas, a ervilha e o restante dos ingredientes, exceto o cheiro verde que deve ser colocado por último após desligar o fogo. Agora basta apenas montar o arroz em um refratário.
Monte camadas na travessa, iniciando com o arroz, depois as frutas e por último o recheio salgado. Vá fazendo isso sucessivamente até finalizar os recheios. Após terminar, coloque uma camada de queijo e leve ao forno para gratinar em forno com temperatura média. Assim que o queijo derreter basta retirar e servir.