Fogos de artifício são utilizados para comemorar diversos acontecimentos durante o ano. Festas de São João, partidas de futebol, jogos de olimpíadas e até mesmo o Réveillon são eventos em que a maioria das pessoas costumam soltar fogos barulhentos e cheios de luz. Porém, alguns seres são extremamente afetados pelos altos sonidos desses fogos. Cães, gatos e pessoas com algum grau de autismo ficam desesperados pelo barulho ensurdecedor e agonizante desses fogos.
Fogos podem causar a morte dos animais
Quem tem animal em casa já deve ter percebido o quanto o barulho das explosões os deixam afetados e assustados. A maioria dos cães entram em profunda agonia e buscam o abrigo e proteção de seus donos. Os bichinhos de estimação são sensíveis a ruídos altos, sendo assim, qualquer explosão que aconteça perto deles causa um agudo ruído dentro de seus ouvidos e isso pode causar sérios riscos à saúde do animal.
Um caso de fogos de artifício que viralizou e comoveu pessoas de todo o mundo aconteceu na última semana em Chubut, cidade argentina. Uma cadela bóxer já na idade adulta morreu abraçada a um de seus donos depois de sofrer uma parada cardíaca causada pelo barulho dos fogos de artifício.
Exemplos de cães que morreram pelo barulho
A imagem da cachorrinha abraçada ao dono comoveu todo mundo que viu a publicação da matriarca da família nas redes sociais. A família da cadela tentou de todas as maneiras entrar em contato com diversos veterinários, mas sem sucesso, a cadelinha faleceu abraçada ao dono.
O assunto sobre os malefícios que os fogos de artifício causam entrou em destaque após a divulgação do caso.