Nesta sexta-feira, dia 27, um avião com cerca de 100 pessoas caiu no Cazaquistão e até o momento já foram confirmadas 12 mortes, mas este número poderá crescer nas próximas horas à medida que as equipes de resgate vão conseguindo vasculhar a área da tragédia.
A decolagem foi de Almaty às 7h da manhã de hoje, pelo horário local e o avião caiu logo em seguida. Esta cidade é a maior do Cazaquistão e a aeronave tinha como destino a capital, Nursultan.
Cerca de sessenta pessoas foram levadas para hospitais locais, sendo que muitos foram internados em estado extremamente grave. A prefeitura de Almaty informou que muitas vítimas estão entre a vida e a morte e os médicos estão fazendo de tudo para salvá-las. Muitas equipes de socorro estão sendo enviadas ao local para atender a todos.
O avião, um Foker 100, é da empresa Bek Air e na queda chegou a atravessar um muro de concreto, depois se chocou em um prédio de dois andares. Especialistas acreditam que só não houve mais mortes porque a aeronave não explodiu.
O comitê de Situações de Emergência divulgou imagens mostrando que o avião chegou a partir no meio, sendo que a parte da frente ficou em uma casa que foi quase toda destruída.
Uma investigação será aberta para tentar descobrir o que teria causado este acidente, mas já há suspeitas de que não foram respeitadas as regras básicas de segurança antes da decolagem.
O presidente Kassym-Jomart Tokayev postou uma mensagem nas redes sociais afirmando que ‘os responsáveis serão castigados severamente, de acordo com a lei’.