O ano de 2020 começa com mais uma triste notícia. Nesta última sexta-feira (03), o desabamento de uma pousada deixou 36 mortos e cerca de 23 pessoas feridas.
A tragédia aconteceu no Camboja e na madrugada deste domingo as autoridades locais informaram que várias equipes de resgate foram enviadas para o local.
Entre os mortos estão 6 crianças e 14 mulheres. Familiares e amigos ficaram desesperados com a notícia.
O edifício que desabou está localizado na cidade costeira de Kep, que fica a pouco mais de 160 quilômetros da capital Phnom Penh. As equipes de resgate ficaram dois dias trabalhando em meio aos escombros e tiveram muita dificuldade para localizar as vítimas.
Será feita uma investigação para tentar descobrir o que provocou esta tragédia. O que preocupa neste caso é que o Camboja vem atravessando uma fase de crescimento em relação ao número de construções, pois é preciso atender a crescente multidão de turistas e também investidores chineses.
Diante deste cenário, o temor é que imóveis sejam construídos de forma que futuramente apresentarão riscos de desabarem.
Esta pousada desabou seis meses após a morte de 28 pessoas em um canteiro de obras que pertencia a uma empresa chinesa e sete pessoas chegaram a ser acusadas de homicídio involuntário.
O grande desafio para o Camboja será crescer oferecendo segurança nos imóveis que serão construídos e mesmo assim as autoridades continuarão preocupadas, pois muitos edifícios já prontos teriam que passar por uma fiscalização para tentar identificar quais oferecem riscos.