Sabemos que ter uma boa higiene bucal é imprescindível para a saúde. No entanto, algumas pessoas não dão atenção devida a saúde de seus dentes, e acabam enfrentando o mau hálito. Pode ocorrer devido a diversos problemas, como: formação de placas bacterianas, infecções bucais, entre outros.
Escovar os dentes é essencial, mas não é o único passo para acabar com os problemas bucais. Confira 5 dicas para acabar com o mau hálito de uma vez por todas:
1. Hidratação
Manter-se hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo, e todos nós sabemos disso. O que poucos sabem é que a água umedece a mucosa ressecada, mantém as glândulas salivares funcionando corretamente e impede a proliferação de bactérias orais, que é a maior causa de um hálito ruim. Certifique-se de ingerir ao menos dois litros de água por dia, principalmente durante a parte da manhã. Evitar beber bebidas açucaradas também é uma excelente maneira de manter o hálito sempre fresco.
2. Escove os dentes ao menos duas vezes por dia e utilize o fio dental
Escovar os dentes é essencial para manter um sorriso livre de placas bacterianas, mas é preciso aliar a escovação ao uso do fio dental, para uma limpeza completa. Vale lembrar que a escova deve ser trocada a cada 3 meses, prazo máximo recomendado pelos dentistas.
3. Mantenha uma dieta saudável
Quando se fala em mau hálito pensamos em alho e cebola, alimentos que podem causar mau hálito ao serem ingeridos. No entanto, eles têm diversos nutrientes e propriedades antibacterianas, que impedem o crescimento de placas orais, quando ingeridos com moderação.
Evite alimentos com alto teor de carboidratos, como, refrigerante, massas, arroz branco, entre outros.
4. Faça uma limpeza na língua
Raspadores linguais são capazes de eliminar a saburra lingual, que causa mau hálito. Os limpadores devem ser utilizados logo após a escovação, não se deve acrescentar força excessiva ao utilizar o instrumento de limpeza.
5. Cuide das suas gengivas
Bactérias podem causar gengivite e periodontite, que podem expor a raiz dos dentes, mau hálito, gengivas retraídas e sangramento são alguns dos sintomas. Evitar o consumo de cigarros e manter uma boa higiene bucal previne esses problemas.