Os rumores de que os ingleses do Everton estariam de olho no xará Everton Cebolinha ganham ares de oficialização. Conforme apurou a Gazeta Esportiva, o clube europeu está preparando uma oferta de 30 milhões de euros, algo próximo a R$ 136 milhões na cotação atual, para tirar do Imortal o destaque da Copa América pela Seleção Brasileira de 2019.
Recém chegado ao futebol inglês, o técnico italiano Carlo Ancelotti ligou para Cebolinha e conversou diretamente sobre a negociação. Caso a transação dê certo, o brasileiro encontrará outro conterrâneo na equipe, Richarlison, que já atua no futebol inglês.
A diretoria do Grêmio até tentou, mas sabia que seria difícil blindar Everton Cebolinha do aliciamento europeu. Logo que se encerrou a Copa América de 2019, o jogador ficou na mira de outro inglês, o Arsenal. Graças a alguns problemas pessoais com seu ex-empresário Gilmar Veloz, os desdobramentos da negociação acabaram ficando prejudicados.
Ainda em 2019, o Borussia Dortmund da Alemanha chegou a oferecer uma quantia ainda maior com relação ao que o Everton pretende disponibilizar pelo brasileiro. A proposta esteve em 34 milhões de euros (R$ 154,2 milhões de reais). Mais uma vez, problemas externos atrapalharam a negociação, envolvendo questões entre o clube alemão e a UEFA, entidade que comanda o futebol do Velho Continente.
Everton Cebolinha se consolidou no time profissional do Grêmio de 2014, e sua grande projeção internacional veio a partir da vitrine da Copa América, pela Seleção Brasileira. Graças à lesão de Neymar, ganhou muito espaço no time de Tite. Pelo Tricolor Gaúcho, foram 57 jogos na última temporada, com 20 gols marcados.