A ativista Déia Freitas usou seu perfil no Twitter para fazer uma postagem recentemente, onde apontou um suposto caso de racismo envolvendo três personagens negras na novela Amor de Mãe. A trama das 21 horas na Globo vem tendo boa audiência e esta postagem logo ganhou repercussão nas redes sociais.
Déia fez questão de citar a personagem Marina, interpretada pela atriz Erika Januza, pois ela sonhava em seguir a carreira de tenista, mas após ser pressionada pelo namorado, Ryan, acabou desistindo. Só que ele seguiu seu sonho de ser um cantor famoso e quando se tornar estrela, deixará a namorada de lado para ficar com outra.
A ativista também citou a personagem de Taís Araújo, Vitória, uma advogada bem sucedida, que morava em um apartamento de luxo e tinha uma vida confortável, mas que rapidamente perdeu tudo e agora está mergulhada em dívidas.
amor de mãe:
– erika januza, atleta de sucesso, virou gerente de bar enquanto o namorado branco merda virou popstar
– taís araujo, advogada rica, ficou pobre e vai namorar o rico branco
– jessica Ellen, professora, inteligente, ativista, virou namorada chorosa do mocinho branco pic.twitter.com/UDvIGMcPgU— Déia Freitas (@NaoInviabilize) February 9, 2020
Por fim, Déia citou o drama de Camila, que é uma professora inteligente, antenada com os problemas da comunidade, mas que agora é vista como ‘namorada chorosa do mocinho branco’.
Essa postagem recebeu milhares de curtidas e muitos comentários. Manuela Dias, autora da novela Amor de Mãe, se defendeu dizendo: “Outro dia li que as personagens negras estão se dando mal na novela… Pessoal, estamos no meio da história… Todos os personagens então se dando mal“.
De fato ainda tem muita coisa pela frente na novela Amor de Mãe, mas isto não poupou que a autora fosse criticada também pelos internautas, muitos concordaram com o ponto de vista da ativista.