Se você precisou digitar algum texto em sua vida com certeza já utilizou os famosos comandos de “copiar”, “cortar” e “colar”. O que você não sabe é que um cientista, considerado um herói anônimo”, foi o responsável por essas ferramentas que facilitam a vida de qualquer pessoa.
Ele não é tão famoso quanto Steve Jobs ou Bill Gates, mas Larry Tesler, de 74 anos de idade, foi quem inventou os tão utilizados comandos da computação. Ele morreu nesta última segunda-feira (17), porém a causa da sua morte é um mistério e não foi revelada para a imprensa.
Tesler foi reconhecido por seus trabalhos em tornar os programas e interfaces mais acessíveis para os usuários dos produtos de informática. Além de ser o criador desses atalhos que “salvam a vida” de muitos, ele defendia que os programas deveriam ter uma base comum de comandos.
Para a maioria dos programas o cientista dizia que eles deveriam ter uma mesma operação que produzisse o mesmo resultado. A carreira dele é brilhante, passando por gigantes como Amazon, Xerox, Apple e Amazon.
O cientista nasceu na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, no ano de 1945, se formando na área de ciências da computação na Universidade de Stanford, na Califórnia. A carreira dele foi brilhante, tanto que foi o cientista-chefe da Apple por 17 anos, saindo de lá em 1997.
Quando atuou na Xerox ele foi o responsável por desenvolver uma interface baseada nos movimentos do mouse. Também ajudou a criar o primeiro programa para processar textos com a função de remover, replicar e reposicionar termos.