Está é a vitamina que você deve consumir para se proteger do câncer de mama

PUBLICIDADE

O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. A enfermidade é grave, mas se o diagnóstico for feito precocemente, as chances de cura são muito grandes. O problema é tão sério que existe uma campanha especifica para lembrar as mulheres que elas precisam se cuidar.

O mês de outubro foi escolhido para a realização dessa campanha de combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa é muito importante, pois orienta os procedimentos que devem ser realizados, entre eles o autoexame. A boa notícia é que as mulheres ganharam um aliado nesta luta, a vitamina D.

A vitamina D é de extrema importância para o funcionamento do corpo. A sua deficiência no organismo pode provocar danos terríveis. A deficiência dela pode elevar em cerca de quatro vezes os riscos de uma pessoa sofrer quedas, fraturas nos ossos, problemas cognitivos (dificuldades de racioncinar), câncer no cólon e sintomas depressivos. Além de doenças cardiovasculares, como o AVC, infarto e trombose.

De acordo com um estudo feito pela UFF – Universidade Federal Fluminense, aproximadamente 60% da população do Brasil tem deficiência desta vitamina. Apesar de ter uma grande incidência de sol por ser um país tropical o dado divulgado é algo preocupante.

Além de todos os benefícios citados, a vitamina D atua protegendo o fluxo de sangue e limpando o organismo de toxinas, inclusive a proteína que está associada a doença de Alzheimer. A Universidade da Califórnia, Estados Unidos, concluiu durante um estudo que baixos índices de vitamina D no sangue podem ter ligação a um risco maior de câncer de mama. Portanto, o ideal é manter os níveis normais no organismo.

A vitamina D pode ser encontrada através de alguns alimentos, entre eles estão a sardinha, o bacalhau, fígado de galinha, manteiga, gema de ovo e bacalhau. Ela também pode ser consumida através de suplemento, para isto basta consultar seu médico ou nutricionista.