O coronavírus tem feito com que algumas autoridades tenham atitudes de desespero, na tentativa de amenizar o poder da doença em suas regiões. Uma prefeita, por exemplo, ordenou que veículos bloqueassem a pista de aterrissagem do aeroporto da cidade. O motivo ocorreu porque no local estava previsto o pouso de uma aeronave que vinha de uma região onde o surto do coronavírus está forte, a Espanha.
O caso aconteceu na cidade de Guayaquil, Cynthia Viteri, no Sudoeste do Equador. A prefeita da região, em um vídeo divulgado na internet, assumiu a responsabilidade pelo ato. O objetivo do avião, na verdade, era pegar espanhóis que estão presos no Equador, desde o fechamento da fronteira.
No entanto, não teve conversa com a prefeita. Com diversos carros na pista de aterrissagem, o piloto da aeronave, que só estava com a tripulação, precisou ir até Quito, capital do país. A distância entre as regiões é de mais de 400 quilômetros.
“Senhores, sim, assumo a responsabilidade de ter mandado os veículos do município de Guayaquil para impedir que o avião de Iberia aterrissasse aqui com onze passageiros de Madri para que ficassem em Guayaquil, foco da infecção, em risco“, disse a prefeita em um vídeo. Ela agora será alvo de uma investigação do Ministério Público.
Veja abaixo o vídeo em que a prefeita assume as responsabilidades de ter colocado carros na pista do aeroporto de sua cidade, tentando assim evitar o pouso de um avião que, para ela, poderia trazer infectados do coronavírus.
La Alcaldesa de #Guayaquil Cynthia Viteri asume todas las responsabilidades de haber bloqueado la pista del aeropuerto internacional José Joaquín de Olmedo para evitar que aterrice un avión de Iberia. pic.twitter.com/h1QwXOPJSJ
— LaHistoria (@lahistoriaec) March 18, 2020
No mundo, atualizando, já são cerca de dez mil mortes por conta do Covid-19. Aqui no Brasil são 621 casos da enfermidade e sete mortes, de acordo com o Ministério da Saúde no Balanço realizado às 17h desta quinta-feira.