O biólogo e virólogo Átila Iamarino compartilhou um vídeo nas redes sociais e deixou as pessoas preocupadas, pois ele faz um importante alerta. O vídeo acabou viralizando e nele o cientista avisa que o Brasil pode ter mais de 1 milhão de mortos por causa do coronavírus.
Um internauta postou o vídeo no Twitter perguntando se é melhor parar tudo e ter vários mortos, ou continuar como está e ter 1 milhão de vítimas fatais até o mês de agosto devido ao covid-19.
O vídeo vem servindo de alerta para os brasileiros, já que muitos não estão levando o assunto a sério e continuam frequentando clubes, bares, shoppings, praias e indo a locais fechados com muitas pessoas.
Eu estava preocupado, mas não com medo. Só que após assistir esse trecho da live do Átila, tudo se converterteu em pavor.
E aí? Melhor parar tudo, e ter muitos mortos
ou
parar parcialmente como tem sido feito e ter 1 milhão de mortos até agosto? 😭— Ricardo Alexandre (@RcardoAlexandre) March 21, 2020
Uma das preocupações para os cientistas é que por se tratar de um novo vírus, muito pouco se sabe sobre ele. Há vários estudos sendo feitos sobre o novo coronavírus, mas já ficou confirmado que ele consegue sobreviver sobre várias superfícies. Sendo assim, se uma pessoa contaminada vai ao supermercado fazer compras e usa um carrinho, o próximo será infectado ao tocar no local.
Por isso as autoridades estão pedindo que as pessoas fiquem em casa na medida do possível e saíam apenas se for extremamente necessário, mas já há quem defenda que o toque de recolher deve ser geral ou o pior poderá acontecer.
E a responsabilidade é de todos, por exemplo, se uma família de 5 membros fica em casa e apenas uma vai ao supermercado fazer compras, se não tomar todos os cuidados, poderá colocar os familiares em risco e a quarentena se torna ameaçada.
Para alguns cientistas, as autoridades precisam urgentemente alertar a todos o quão grave é a situação, do contrário a situação ficará insustentável.