O ar-condicionado está presente em muitos veículos no Brasil, mas em meio a esta pandemia veio a dúvida: será que este é um meio de transmissão do novo coronavírus? Tem motorista com medo de acionar o ar-condicionado e infectar todos dentro do carro, por isso estão levando o veículo para fazer uma higienização.
É verdade que a higienização do ar-condicionado remove fungos, ácaros e até bactérias das tubulações, que são lugares de umidade. Esta limpeza do ar-condicionado ajuda a evitar algumas doenças respiratórias, mas há empresa afirmando que o serviço é capaz de acabar até com vírus.
Essa higienização do ar-condicionado de veículos pode ser feita com produtos específicos ou então através dos aparelhos de oxi-sanitização. O portal UOL ouviu um profissional que trabalha nesta área e ele disse que é comprovado que o ozônio é capaz de eliminar vírus e até bactérias, como a salmonella.
Mas como o coronavírus é algo novo, muito pouco se sabe a respeito e por isso fica a dúvida se o ozônio realmente seria eficiente contra ele. Especialistas alegam que não há estudos científicos comprovando a eficiência do ozônio no combate ao novo coronavírus.
O professor de epidemiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Ricardo Kuchenbecker, disse que não conhece nenhuma evidência, comprovando a eficácia desse procedimento em relação às infecções de transmissão respiratória. Ele lembrou ainda que o contágio acontece entre duas pessoas e que este deve ser o cuidado de todos no momento.
Lembrando que as autoridades de saúde estão orientando os motoristas a permanecerem com as janelas abertas para melhorar a ventilação dentro do veículo, ao invés de usar o ar-condicionado.